PROLAPSO DO OVIDUTO - "OVO PRESO"

PROLAPSO DO OVIDUTO

Bom, primeiramente quero deixar claro que a intenção desta postagem é ajudar alguns criadores quando ocorrer prolapso do oviduto.

Definições:

Prolapso do oviduto é interrupção na postura de um ovo, tendo em vista que o ovo percorre o oviduto, para na vagina e não sai.

Oviduto faz parte do órgão reprodutor da ave e é um canal pelo qual os ovos passam do ovário para fora do corpo do animal.

 
Partes do Oviduto


Infundíbulo  /     Magno      /     Istmo    /      Útero   /    Vagina

                                  OVIDUTO


Possíveis causas de prolapso do oviduto:

1)      má nutrição, debilidade, fraqueza do animal;
2)      falta de cálcio;
3)      má formação do aparelho reprodutor;
4)      fêmeas muito jovens;
5)      fêmeas muito velhas;
6)      excesso de gorduras que dificultam a saída do ovo;
7)      dentre outras possíveis causas.

Crio periquitos desde 1984 e já tive no criatório durante todo este período várias fêmeas com prolapso do oviduto e cada uma delas se enquadrava em um dos itens listados acima.

Abaixo seguem algumas fotos tiradas por meio de um celular de uma fêmea com prolapso do oviduto. Trata-se de uma fêmea jovem com 8 meses de idade (nascida em 04/04/2011).

Após a postura de 5 ovos, a fêmea apresentou prolapso do oviduto na postura do 6º ovo, o qual foi removido, pingando óleo de azeite de oliva no canal de saída do ovo (cloaca), este procedimento é muito fácil de fazer e ajuda bastante a fêmea a fazer a postura.

Passados 2 dias, novamente a fêmea  apresentou prolapso do oviduto na postura do 7º ovo e como já estava fraca e debilitada, mesmo pingando óleo de azeite de oliva no canal de saída do ovo ela não conseguia expelí-lo. Nesta hora é necessário para aqueles que ainda não tem prática a consulta de um médico veterinário para ajudar no procedimento de retirada do ovo.

O criador deve tomar muito cuidado ao fazer o procedimento para não quebrar o ovo dentro da ave, pois neste caso pode ser fatal.

Como já retirei vários ovos, busco agora ilustrar o procedimento, mas volto a frisar que o criador deve procurar ajuda de um médico veterinário quando necessário.

Outro ponto muito importante é a assepsia do local e cuidados com higiene no momento da extração do ovo. Lave bem as mãos, limpe a região da cloaca com algodão e água.

Passos utilizados na extração do ovo:

1) Após a lavagem das mãos com água e sabão e limpeza da cloaca, usei 2 dedos da mão para ir abrindo levemente a cloaca buscando fazer com que parte do oviduto saia para fora, facilitando a extração do ovo. Como o ovo fica alojado na vagina e não sai, torna-se necessário colocar esta parte do oviduto para fora e depois realizar a extração do ovo.


Apesar da foto ter sido tirada de celular por mim mesmo, dá para observar que parte do oviduto foi colocado para fora e a parte branca com a indicação da seta é o ovo alojado dentro o oviduto.

Após este procedimento, fui bem devagar e usando 2 dedos, afastando a membrana que envolve o ovo, até que finalmente ele foi colocado para fora.



Após a extração do ovo, o oviduto vai naturalmente voltando para sua posição original no interior da fêmea, conforme poderá ser observado na 3ª e 4ª foto que seguem abaixo.
Caso o oviduto não volte para o interior da fêmea normalmente, vá cuidadosamente empurrando-o para dentro. 


 Final do procedimento.


Ovo extraído.


Bom, existem algumas formas de extrair o ovo e uma delas é esta que acabei de ilustrar acima, como também, pingar gotas de óleo de azeite de oliva no canal de saída (cloaca) visando facilitar a saída do ovo ou levar a ave até o vapor de água (cuidado para não queimar a ave com vapor) visando aquecer o local e depois, massagendo levemente a região, tentar expelir o ovo.

Todo procedimento  deve ser acompanhado de um médico veterínario, para aqueles que ainda não tem experiência.

O criador deve tomar muito cuidado para não quebrar o ovo dentro do oviduto, pois neste caso poderá ser fatal.

Esta postagem visa ajudar vários criadores que lutam e buscam com todas as forças salvar seus animais de estimação que passam por esta situação.

O objetivo da postagem é dividir com os demais criadores um pouco de experiência e passar um pouco de informações sobre prolapso do oviduto. Na internet existem vários artigos sobre o oviduto que o criador poderá fazer uma busca e ir se aprofundando no estudo.

Abaixo segue foto da fêmea que passou por todo procedimento ilustrado acima se alimentando minutos depois.


As fêmeas que passam por este tipo de procedimento devem ter um descanso de no mínimo 06 meses.
Há também casos de fêmeas que passam por este tipo de procedimento e não voltam mais a criar, e outras criam normalmente.

Por fim, espero que esta publicação contribua para o hobby e possa ajudar à vários criadores, pois o prolapso do oviduto causa a morte da ave quando o ovo não é retirado.

Abraço a todos!

 __________________________________________________________________________________

Nova extração de ovo e desta vez registrada em 11 de dezembro de 2015.
As fotos abaixo ilustram um pouco de tudo que foi dito acima, com o intuito de colaborar e ajudar no hobby e com as aves!

 
 



Luiz Américo
CRIADOURO LAS